Saiba quais serviços do INSS precisam de agendamento e quais podem ser realizados pela internet e telefone
“Para agendar, acesse o Meu INSS (inss.gov.br e aplicativo para celulares) ou ligue para o telefone 135, de segunda à sábado, de 7h às 22h (horário de Brasília).”
O Meu INSS é o principal canal de solicitação de serviços do INSS.
O Instituto Nacional do Seguro Social informa todos os serviços que precisam de agendamento para que possam ser realizados em uma agência de atendimento. E, também, quais podem ser realizados à distância (internet ou telefone).
Para agendar, acesse o Meu INSS (inss.gov.br e aplicativo para celulares) ou ligue para o telefone 135, de segunda à sábado, de 7h às 22h (horário de Brasília).
Desde 16 de julho, a emissão de extratos e outras declarações agora é feita principalmente pelo Meu INSS, sistema desenvolvido pelo INSS em conjunto com a Dataprev.
Em caso de dificuldade, o segurado pode agendar para ser atendido na agência.
Vale mencionar que não é mais preciso agendamento para requerer o Salário-Maternidade e a Aposentadoria por Idade urbanos.
Ao pedir, o segurado já tem o número do protocolo garantido e só vai ao INSS se for chamado.
Agendamento:
Serviços que precisam de agendamento (Meu INSS ou telefone 135):
- Aposentadoria por Idade (Rural)
- Aposentadoria por Tempo de Contribuição
- Atualizar Dados Cadastrais
- Atualizar Dados de Imposto de Renda
- Auxílio-Reclusão
- Benefício Assistencial ao Idoso
- Benefício Assistencial à Pessoa com Deficiência
- Benefício Assistencial ao Trabalhador Portuário Avulso
- Cadastrar Declaração de Cárcere/Atestado para Auxílio Reclusão
- Cadastrar ou Renovar Procuração
- Cadastrar ou Renovar Representante Legal
- Carta de Concessão
- Certidão por Tempo de Contribuição
- Consulta de Extrato Previdenciário (CNIS)
- Cópia de Processo
- Desistir de Aposentadoria
- Devolução de Documentos ou Processos
- Emitir Certidão de Inexistência de Dependentes Habilitados à Pensão por Morte
- Emitir Certidão para Saque de PIS/Pasep/FGTS
- Extrato de Empréstimo Consignado
- Extrato de Imposto de Renda
- Histórico de Crédito de Benefício
- Pecúlio
- Pensão Rural
- Pensão Urbana
- Realizar Prova de Vida
- Reativar Benefício
- Reativar Benefício Assistencial Suspenso por Inclusão no Mercado de Trabalho
- Recurso
- Renunciar Cota de Pensão por Morte ou Auxílio-reclusão
- Revisão
- Salário Maternidade (Rural)
- Seguro-Desemprego do Pescador Artesanal
- Solicitar Desbloqueio do Benefício para Empréstimo
- Solicitar Pagamento de Benefício não Recebido
- Solicitar Valor não Recebido até a Data do Óbito do Beneficiário
- Suspender Benefício Assistencial à Pessoa com Deficiência para Inclusão no Mercado de Trabalho
- Transferir Benefício para outra Agência
- Vista/Carga de Processos
- Serviços que não precisam de agendamento para atendimento na agência:
Emissão de Senha para Acesso ao Meu INSS (quando não é possível fazer pela internet) - Consultar a Situação do Benefício
- Consultar a Situação de Pedidos de Revisão e Recursos
- Cálculo de GPS em Atraso
- Inscrição na Previdência Social
Atendimento:
Serviços que podem ser realizados sem sair de casa (Meu INSS e telefone 135):
Meu INSS:
Todos os serviços disponíveis no Meu INSS podem ser realizados a distância. Vale ressaltar que, atualmente, é possível receber três benefícios automaticamente (a distância): Salário-Maternidade, Aposentadoria por Idade e Aposentadoria por Tempo de Contribuição (para este último, contudo, ainda é preciso agendamento presencial caso não seja possível ser concedido a distância).
Abaixo, serviços disponíveis no Meu INSS, na ordem em que aparecem no site/aplicativo.
- Aposentadoria por Idade (Urbana)
- Aposentadoria por Tempo de Contribuição (Urbana)
- Salário-Maternidade (Urbano)
- Extrato Previdenciário (CNIS)
- Simulação de Tempo de Contribuição
- Histórico de Crédito de Benefício
- Carta de Concessão
- Resultado da Perícia Médica
- Extrato de Empréstimo Consignado
- Extrato do Imposto de Renda
- Consulta de Declaração de Benefício – Consta/Nada Consta
- Consultar a Revisão de Benefício do Artigo 29
- Alterar Dados de Contato
- Agendar Serviços
Conheça mais sobre cada um dos serviços do Meu INSS no site do INSS (menu lateral esquerdo, basta clicar em Meu INSS). Também é possível tirar dúvidas e saber outras informações sobre a central de serviços do INSS.
Telefone 135:
- Informação sobre os serviços da Previdência Social
- Agendar Serviços
- Consultar Perícia Agendada
- Verificar Data de Pagamento de Benefício
- Pedir Informações sobre a Situação do Benefício
- Atualização de Dados de Contato
IAPA JUS 06.2020
Prezada Sra. Izabel, agradecemos o contato e indicamos que entre em contato na central de atendimento do INSS pelo telefone 135 ou através do Portal Meu inss: meu.inss.gos.br À disposição.